saudação

Bem vindo ao nosso blog!!!!! Esperamos que encontre aqui o que precisa...rsrsrsrsrsrsrs....

1ª oficina - Gênero Poema


 
ESTADO DO MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL
TERRA NOVA DO NORTE – MT

1ª Oficina: Gênero Poema

Dia: 04/05/2012
Período: Vespertino                   Horário: 13 às 17 h

Sequência didática

1ª Atividade: Dinâmica:Dinamizando o grupo (20 min.)
Material: - Lápis e  Sulfite;   

Objetivos:
·         Proporcionar a escrita coletiva;
·         Promover a comunicação entre todos os participantes do grupo;
1) Grupo em círculo, sentado.
2) Cada participante recebe uma folha de ofício em branco, escrevendo o seu nome no alto dela.
3) A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma mensagem destinada à pessoa cujo nome se encontra no alto da folha.
4) Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem.
5) Fazer a leitura silenciosa das mensagens recebidas.
6) Em um plenário, comentar com o grupo o seu trabalho:
- O que foi surpresa para você?
- O que já esperava?
- O que mais o (a) tocou?

2ª Atividade: Vídeo clipe - apresentação do material OLP; (20 min. Focar na importância da divulgação dos textos, que irá além do evento Olimpíadas; valorização de outros meios de circulação tais como: blog da escola, publicações impressas, apresentações diversas).

3ª Atividade: Referencial teórico: Bakhtin e Vygotsky

4ª Atividade: Texto: Reflexões sobre o ensino de poesia (Ana Elvira Gebara); Revista na ponta do lápis nº 16, ano VIII, março de 2011, pág. 10-11.
- Leitura em duplas; após socialização para os demais.

5ª Atividade: Música: Elas cantam Roberto – Como é grande o meu amor por você...
- Despertar sensações, emoções diante das músicas significativas;
6ª Atividade: Texto: Ofício de poeta (Anna Helena Altenfelder) Revista na ponta do lápis nº 11, ano V, agosto de 2009, pág. 40-41.
- Leitura em grupo em seguida socialização;

7ª Atividade: Leitura e discussão do Folder. (15 min.)

8ª Atividade: Leitura e reflexão dos itens do caderno de professor poetas na escola, 3ª edição, 2008, pág. 85 a 87.

9ª Atividade: Organizar a sequência didática tendo em vista a aplicação da oficina de poemas com os estudantes, levando em consideração a sequencia das atividades.

10ª Atividade: Avaliação e reescrita da 9ª atividade com referência nos critérios necessários para a sequência didática.

11ª Atividade: Análise dos critérios de avaliação do poema tendo como referência tanto os critérios quanto os descritores do caderno de professor poetas da escola pág. 141

Encerramento:
1-       Apresentação do vídeo clipe de um poema vencedor da OLP para reflexão e análise, considerando os itens de construção do gênero;
2-      Regulamento da OLP Escrevendo o Futuro - 3ª edição.

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação: disponível em: <http://centraldemidia.mec.gov.br/play.php?vid=1146> acesso dia 02 de maio de 2012.
CARLOS. Roberto: show Elas cantam Roberto: Como é grande o meu amor por você. disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HMERTk5-zUE> acesso dia 20 de abril de 2012.










Nenhum comentário:

Postar um comentário