saudação

Bem vindo ao nosso blog!!!!! Esperamos que encontre aqui o que precisa...rsrsrsrsrsrsrs....

2ª oficina - Gênero Memórias

2ª Oficina: Gênero Memórias Literárias
Dia: 18/04/2012
Período: Vespertino
Horário: 13 às 17 h

Sequência didática

OBSERVAÇÃO: RETOMAR A ATIVIDADE 10 - REESCRITA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA  SOBRE O GÊNERO POEMA: (30 min.)


1ª Atividade: Vídeo clipe sobre: Educar de Ruben Alves. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ouFqxPYA8lg>(8 min.)
Objetivos:
- Compreender a relevância do educador no processo de ensino e aprendizagem do educando.
- Reconhecer a ZDP, ou seja, as habilidades alcançadas e aquelas que ainda não foram  desenvolvidas pelas crianças.


2ª Atividade: Apresentação sobre: Ajudar a memória (fragmentos retirados do texto para ajudar a memória do site escrevendo futuro). Disponível em: http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=922:para-ajudar-a-memoria-&catid=23:colecao&Itemid=33>: (20 min.)
Objetivos:
- Aproximar o locutor e interlocutor por intermédio da linguagem.
- Reconhecer a importância da descrição dentro do gênero.


3ª Atividade: Leitura e socialização do folder: Memórias Literárias (DVD material da OLP).(10 min.)


4ª Atividade: Em duplas realizar leitura e análise, após socialização do texto: Uma definitiva presença. (Bartolomeu Campos de Queirós, revista Na Ponta do Lápis nº 11, ano V - número 11, agosto de 2009, páginas 26-27). (20 min.)
Objetivos:
- Identificar as marcas do gênero.
- Conhecer e reconhecer a linguagem empregada.
- Compreender a estruturação do gênero Memórias Literárias.


5ª Atividade: - Em duplas, cada educador contará ao outro um acontecimento a partir de um objeto significativo relacionado à sua infância (ex. roupa, brinquedo, foto...). (30 min.)
- Para o desenvolvimento da atividade à distância cada um criará uma memória literária, a partir das lembranças do outro.
- No próximo encontro, realizar a socialização do texto para o grupo, em seguida postá-lo no blogger de Linguagem da OLP (praticandogenerostextuaisnaescola.blogspot.com).
Objetivos:
- Utilizar os objetos com intuito de resgatar memórias.
- Produção de texto ressaltando todas as características impressas ao gênero.


6ª Atividade: Elaboração da sequência didática utilizando a coletânea de memórias literárias da OLP, bem como os demais recursos de mídias/tecnologias. (70 min)
Objetivo:
- Estruturar as atividades para a execução da oficina com os alunos.


7ª Atividade: Socialização das atividades para o grande grupo. (50 min)
Objetivos:
- Socializar as atividades.
- Utilizar a linguagem como prática social.
- Diversificar tanto o material para favorecer as condições de produção, quanto refletir e aprimorar as práticas pedagógicas.



REFERÊNCIAL TEÓRICO





Revista Na Ponta do Lápis nº 11, ano V - número 11, agosto de 2009, texto: Uma definitiva presença. Bartolomeu Campos de Queirós. Pág. 26-27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário