saudação

Bem vindo ao nosso blog!!!!! Esperamos que encontre aqui o que precisa...rsrsrsrsrsrsrs....

4ª oficina - Gênero Artigo de opinião


4ª Oficina: Gênero Artigo de Opinião          Dia: 15/06/2012
Período: Vespertino                 Horário: 13 às 17h

Sequência Didática

 - Socialização da sequência didática sobre Crônica, resultado da oficina anterior

* 1ª Atividade: Vídeo: Aprender a Aprender
* 2ª Atividade: retomada da oficina anterior com os relatos dos professores sobre a escritura da sequência didática sobre o gênero Artigo de Opinião;
* 3ª Atividade: Leitura e reflexão do texto: O que está em jogo quando avaliamos os textos dos alunos?  de autoria de Cris Zelmanovits,  pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP,  retirado da revista  Na Ponta do Lápis nº 14, ano VI – julho de 2010.
* 4ª Atividade: Leitura e socialização do Folder sobre Artigo de Opinião.
Objetivo
- Conhecer o Gênero Artigo de Opinião.
* 5ª Atividade: Leitura e discussão dos critérios de avaliação sobre o gênero em estudo.
Objetivo:
- Conhecer os descritores utilizados para a produção textual do gênero.
* 6ª Atividade: Em duplas, exercício de organização de tópico frasal;
* 7ª Atividade: Leitura de artigos de opinião finalistas da Olimpíada em duplas, observando as características do gênero;
Objetivos:
- Reconhecer o Gênero Artigo de Opinião;
- Identificar os elementos essenciais que compõem esse tipo de produção textual através de seus descritores.

* 8ª Atividade: Em duplas, discutir e elencar ítens (estratégias e recursos) importantes para a elaboração de uma sequência didática levando em consideração as sugestões contidas nas revistas da OLP, bem como as experiências com as práxis pedagógica em sala de aula.
Objetivos:
- Construir a sequência didática;
- Utilizar recursos diversificados como as mídias;
- Construir conceitos nas relações dialéticas;
- Explorar a escrita e oralidade;
- Publicar as produções.

 * As sequências didáticas serão publicadas no blog do curso, das escolas de vínculo do professor, nos pessoais e também no site - Portal do Professor. Para tal as mesmas devem conter os seguintes ítens em sua estrutura: - Título, 
- O que o aluno poderá aprender com esta aula, 
- Duração, 
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com seu aluno, 
- Estratégias e recursos, 
- Recursos complementares, 
- Avaliação e 
- Palavras – chave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário