saudação

Bem vindo ao nosso blog!!!!! Esperamos que encontre aqui o que precisa...rsrsrsrsrsrsrs....

Produções textuais dos cursistas


       ENFIM SALVO   

      Quando criança morava num lugar onde tinha muitas famílias, cada uma tinha seu sitio para trabalhar e garantir o sustento da família. As pessoas que ali moravam eram muito amigas e se davam bem e ajudavam umas as outras, era um lugar muito bom,apesar da pobreza que existia nesse lugar.
Eu adorava esse lugar pois tinha muitas crianças e eu é claro tinha muitos amigos com os quais brincávamos muito aos domingos, pois durante a semana quando não ia a escola tinha que ajudar minha família na roça, as vezes tinha um pouco de preguiça mas minha mãe sempre dizia que se não trabalhasse nunca iria conseguir nada na vida.
       Foi nesse período da infância que tudo aconteceu.
     No início eu estudava com meus dois irmãos mais velhos, mas naquele ano tudo mudou,pois na nossa escolinha só tinha aula ate a quarta serie e depois tinha que estudar na cidade vizinha onde funcionava o ginásio,era muito longe dava dez quilômetros ida e volta.
A minha professora naquele ano não era mais a mesma do ano anterior, ela se chamava Maria, e por ter uma deficiência em uma das pernas, nos a chamávamos de Maria manquinha,ela era bem moça,com pouca experiência.
      Ela lecionava para quatro turmas juntas e ainda tinha que fazer a merenda e  buscar água longe da escola na casa de um vizinho.
     Naquele dia a professora havia feito arroz com charque, era o tipo de carne que o governo mandava para as escolas,aquilo era muito duro para mastigar, foi ai que aconteceu o pior,eu estava comendo aquilo com gosto e de repente tentei engolir o pedaço de carne,mas não desceu na garganta e ai me afoguei,minha professora não sabia o que fazer só me deu água para beber,mas a água também não descia na garganta, nesse momento meus amigos o Tonho e o neguinho como eram chamados vira o meu sofrimento, tentaram  me levar ate a casa de um vizinho próximo,mas eu não conseguia mais andar, tinha momento que escurecia tudo a minha volta ai eu me sentava no chão, quando clareava um pouco eu andava novamente,fui ficando cada vez mais afogado quando de repente não vi mais nada, o Tonho apertou a minha garganta com muita força e bateu em minhas costas com um soco forte, e foi ai que o pedaço de carne desceu pela garganta abaixo. Acordei  e vi meus amigos todos preocupados comigo.
     Quando fui para casa meus amigos foram juntos e contaram tudo o que havia acontecido comigo.Nos próximos dias tive que ficar em casa com muita dor de garganta.
     Depois desse episodio nossa amizade continuou ainda mais forte.
    Alguns anos depois vim morar em Terra Nova e perdi o contato com eles, mas posso afirmar que esse passado eu nunca vou esquecer.

PROFESSORA MARCIA DUESSMANN ROHDEN
CURSO OLIMPIADAS DE PORTUGUÊS, G. MEMORIAS LITERÁRIAS
ESCOLA MUNICIPAL XANXERE


A natureza às vezes nos assusta...


           Meados da década de 70, Santa Carmem, Mato Grosso, Brasil; um lugar hostil pelo seu aspecto natural quase intocado pelo homem; mas ao mesmo tempo uma esperança, o começo de uma nova possibilidade de dias melhores, minha família em formação percorrendo caminhos reais onde a fauna e a flora mostravam-se quase intocáveis; e em meio a elas “eu” um ser humano receoso, assustado.         
     Eu fazia parte desta ocupação, minha família tentava organizar o nosso espaço de sobrevivência e para isso acontecer era inevitável o contato visual a predadores carnívoros “felinos” enfim o motivo de muitos sustos “a onça pintada”.       
   O caminho para a escola era temido; por muitas vezes avistei a fera a dormir tranquilamente a beira do caminho, não sabia o certo, quem estava no caminho de quem, só sei que eu andava muito assustado; de tanto pavor começava a ver coisas “onças” em tudo que é lugar, meu medo sempre tomava a forma da primeira onça que havia visto uma vez. Parecia que ninguém enxergava só eu; cheguei a dar vexame em uma ocasião, chamei a vizinhança para matar a fera, mas qual; não havia nada ou talvez ela tivesse fugido com meus gritos...     
    Enfim os anos foram passando, as florestas sendo derrubadas e a tal ameaça já não me dava tanto medo, enfim o ser humano havia se estabelecido no local.                                                                                                                                                           Autor: Marcos D. Rohden


Voando para o desconhecido

 Ainda me lembro, foi no ano de 1978 e os índios das reservas indígenas de Nonoai, Planalto, Tenente Portela e Miraguaí no Rio Grande do Sul se rebelaram contra os posseiros que trabalhavam em suas terras decidiram expulsá-los, segundo informações não oficiais eles foram influenciados obviamente por políticos que jamais assumiram serem responsáveis pela ação de incentivar os índios a tomar uma decisão tão radical, depois do movimento indígena a sociedade e o povo despejado das áreas indígenas começaram a se preocupar seriamente e passaram a procurar uma solução para resolver o problema criado pela expulsão dos colonos das terras indígenas, mas para onde esse povo iria? Foi nesse momento que entrou em ação o governo federal que resolveu assentar os colonos no norte de mato grosso estado que recém tinha sido dividido de inicio essa decisão assustou uma parte e motivou outra que ficaram eufóricos para conhecer o tapete verde do Brasil e os animais lá existentes, pois se falava muito das onças que atacavam pessoas e das cobras que tinham um tamanho gigantesco tamanho de um pinheiro e muitos acreditavam nessa verdade fantasiosa.
No dia 27 de novembro de 1978 partimos para o Mato Grosso em um numero aproximado de 130 pessoas que foram levadas de Nonoai a Porto Alegre em três ônibus da empresa Ouro e Prata até o aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, chegamos no aeroporto às 21:00 horas e voamos destino a Cuiabá às 11:00 horas em um avião da Vasp fretado pelo governo federal, ficamos todos maravilhados com a vista deslumbrante da cidade durante o vôo que aos poucos foi ficando para traz e cada vez mais distante dos nossos olhos até desaparecer por completo a viagem foi muito divertida e aconteceram muitas coisas durante o vôo por que nós os passageiros estávamos muito amedrontados por ser a primeira vez que voávamos e pelo barulho ensurdecedor que as turbinas faziam e pelo barulho da turbulência quando passamos por uma tempestade no meio da viagem. Chegamos em Cuiabá por volta das 2:00 horas do dia 28 de Novembro de 1978 e quando descemos do avião nos deparamos com uma chuva forte e uma temperatura de mais de30 graus que contrastava com a temperatura do avião que era de 18 graus e isso causou um grande desconforto a todos que depois tivemos problemas relacionados à água quente que tomamos durante a viagem de Cuiabá com a Tut transporte até Terra Nova que durou aproximadamente 14:00 horas. Mas durante a viagem aconteceu alguns episódios interessantes como aquele, que quando eu pedi ao motorista para que ele parasse o ônibus, pois eu precisava ir para o mato fazer minhas necessidades e ele me perguntou com um sotaque totalmente diferente do nosso, parecendo sotaque nordestino, falando assim:
-Você vai c....? ou vai m...? Eu respondi a ele que eu ia fazer as duas coisas, então ele falou:
- cuidado com a onça... e eu disse a ele que eu precisava ir que não tinha problema por que a minha necessidade era maior do que o medo da onça.  Foi então que todos os passageiros acabaram descendo do ônibus e indo para o mato porque ninguém imaginava a distância que nos separava do próximo povoado ou cidade. E foi assim entre sustos e surpresas que chegamos na agrovila onde moramos até hoje e foi quando chegamos à maioria das mulheres entrou em desespero, pois o lugar era completamente deserto e tinha somente aberto aproximadamente 200 metros de largura por 1.500 metros comprimento local onde tinha as casinhas do projeto com dois quartos sem portas uma área aberta sem paredes então a gente ouvia as mulheres chorando e falando;  nunca mais iria ver os amigos e parentes; pois ficaram no sul e a distância era de aproximadamente 3.000 quilômetros.          Durante a noite ninguém conseguiu dormir devido ao medo de bichos e cobras, de madrugada os bugios começaram a gritar e todos pensavam que aqueles gritos eram de onça, pois eram muitos fortes e interruptos dando impressão que tinha centenas delas muito próximas de nós e foi assim que passamos nossos primeiros dias de mato grosso até surgir a primeiro caso de Malária que todos pensavam que fosse gripe devido à febre forte e pelos sintomas de dor de cabeça e ao sermos informados de que não era gripe sim malária muitos começaram a planejar o seu retorno para o sul do país.

                                                                              Pedro Danilo Faoro


           “ Memória baseada na vida de minha amiga Jovelina”

“O Herói da minha vida”

Era um dia normal de aula no pré-escolar no colégio Nossa Senhora d Fátima, minha professora veio dizendo para fazermos uma lembrança para o dia dos pais. Eu toda empolgada, enfeitei uma caixinha, toda decorada com meu amor. Pintei também um lenço, com florzinhas nas laterais. Lembro que meu pai ficou orgulhoso de mim, pois com tudo que havia acontecido, ele me recompensava com seu amor.
Lembro que nas manhãs mais frias de Caxias do Sul, eu me aconchegava em seus braços para me aquecer, me envolvendo pelos seus cuidados.
Ficava admirada que apesar de ter sido adotada isso não o influenciava nos seus cuidados comigo. Para mim ele era meu herói, fazia tudo e mais um pouco para me defender.
Aos 12 anos, quando o perdi por uma doença nos rins meu mundo acabou, fiquei desnorteada, as noites ficaram mais frias e as manhãs mais tristes, ficava com medo, pois meu herói não estava mais comigo, quem iria me defender dos meus temores?
Naquele tempo não via as outras pessoas ao um redor, somente meu pai. Pelo desespero de não telo mais comigo, me apeguei ao meu irmão, que logo depois veio a falecer com apenas 14 anos. Eu desnorteada com tanta tristeza e perda de heróis, enxerguei minha mãe, que hoje é a pessoa mais importante da minha vida. E meus heróis, Ah!!! Esses estão no céu, protegendo alguns anjos do frio.
                                                        Kátia Fabiane Scheid Bianchim



    O QUE A VIDA TEM A NOS OFERECER

                       Texto memórias de Jussara tem por objetivo entrelaçar as memórias de infância de uma educadora de uma escola pública da cidade de Terra Nova do Norte.
Abri o armário dos anos e busquei, em cada prateleira, os planos não concretizados. Alguns amores não resolvidos saltaram da quina da gaveta. Novamente o amargo das lágrimas subiu pela garganta. Fiz um nó bem bolado com cada um deles, abri um saco plástico de cem litros e joguei dentro, bem ao fundo. Foi quando meu braço esbarrou na caixa de lembranças. Infância, parentes, valores e descobertas se confundiram com adolescência. Em meio a amigos de escola, desaparecidos pelo traço da vida, momentos de desencontro comigo mesma desfilaram pelas sombras de versos amassados desprezados no auge dos hormônios.
Destilando imagens, filtrei poucas gravuras, rasguei algumas paisagens e ateei fogo nos rostos indefinidos. Mais um tanto pro saco de cem litros. Avistei os cabides com meus dias positivos e de glória, meus desejos irreais personificados perpetuando no espaço de um imenso rolo compressor de histórias, lembranças de uma infância contraditória, sofrida contada em meio a lágrimas e sorrisos, marcada pela saudade. Hoje, a maioria não me é mais necessária. Outros tantos valores escolhi e me esqueci de abrir espaço nessa caixa. Outros nós e mais calor das labaredas a consumir o que conquistei. Tornado pó, engolido pelos trilhos da vida. Prateleiras de vidro vazias. Armei fogueira com meu conhecimento das artes, literatura, cinema, esporte e tudo o mais que com orgulho organizei e adquiri; nela vomitei a bílis de minhas noites longas em um colchão duro e minhas solitárias manhãs no caminho de casa até a escola, com meu caderno no saco plástico de arroz andava, andava entre a mata fechada.
Minha mente ferveu ao lembrar como eu era tímida, agressiva e solitária. Não querendo demonstrar fragilidade a ninguém muito menos ao professor Pedro. Vista e viva, a magenta toma toda a forma de minha mente: restou-me somente o verbo amar. Sons, odores, sabores e cores. Banhei-me na lembrança da plantação de café que eu ajudava meus pais desde muito cedo, dos orgasmos escondidos, por não ter tempo de brincar e me distrair, pois não tinha nem um tipo de brinquedo somente as bonecas de milho quando eu pegava escondido, porque não podia desperdiçar era dali que saia o pão para por a mesa e eu muito menina, mas já sabia disso.
 Então aspirei todo o ar aparente, bati as portas do armário da minha vida ao lembrar-me de quando deslizava as costas e sentava no chão a espera ansiosa de ouvir o programa da radio Nacional o programa de Edelso Moura e Marcia Ferreira. Pois isso era a única diversão que eu tinha, ficava atenta até a última palavra do programa. Então foi assim toda minha infância pobre sem compartilhar com ninguém meus sentimentos. E ao trancar o armário de minhas lembranças esqueci a chave da memória dentro, então no meu dia - a - dia ao ver alguém muito retraído me recordo o quanto eu era só.
                                 Autoria do texto: ANDRESA CARVALHO DA SILVA

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário